Não existe “Aquecimento Global”

Por Luis Carlos Molion – UFAL

Canal Livre – Band – 29/7/2013

Canal Livre discute mudanças climáticas (Vídeo)

Quando começou essa ideia sobre o aquecimento global?
O período da crise do petróleo (1976) coincidiu com o aquecimento do oceano atlântico/pacifico, que aumentou consideravelmente a temperatura em 1ºC. Assim como o período mais quente 76-06, ocorreu o aumento da emissão do gás carbônico (CO²).

E o CO² na atmosfera?
Disperso junto com as moléculas de oxigênio e nitrogênio, a atmosfera é bombardeada com a radiação solar que “esquenta” as moléculas que para dispersarem essa energia elas “vibram” ou “giram” e esse movimentos podem colidir com outras moléculas facilitando a dispersão dessa energia “solar” e não esquentam o planeta Terra.

Quem teve desvantagem?
Com o crédito de carbono, a iniciativa fechou a de Chicago e há a tendência da de NY fechar também. A UE foi a que teve maior prejuízo com 200 bilhões de euros em reduções da emissão mas globalmente houve um aumento de 8% e a temperatura global não subiu da mesma forma (nem subiu, esteve estável).

Quem teve vantagem?
Até mesmo as hegemonias petroleiras saem ganhando com a busca de combustíveis alternativos deixam em segundo plano o petróleo. Entretanto nos EUA, com as reservas de xisto que são 3 vezes maiores que a Arábia Saudita (em petróleo), proporcionou o aumento dessa extração desse “combustível” e do gás que preferem usar em termoelétricas que diminuiu as despesas com energia ou seja, se custava 12 dólares por x de MWh, hoje o preço é ¼ disso. Sendo um gás isso reduz a emissão de partículas mas a extração do xisto provoca danos ambientas decorrentes do acúmulo do metano na água tanto em rios como nos lençóis freáticos. Em 2017 poderão exportar.

E o Brasil?
O grande incentivador do bicombustível poderá ter problemas com a extração do petróleo no pré-sal pois se os EUA aumentarem sua extração de xisto e se tornando auto-suficientes, isso significa que não vão comprar petróleo da OPEP e que sendo o maior consumidor farão com que o preço caia, com a queda do preço de 100 dólares pelo barril de petróleo para 60 (exemplo) investir no “pré-sal” é inviável.

E o meio ambiente?
Os humanos são responsáveis por produzirem cerca de 3,5 % de gás carbônico no mundo, ou seja 96,5 % são por causas naturais. Agora estamos no período frio 06-36 após o pequeno período de esfriamento (glacial) global que foi do século XIV até o início do século XX(1920) e do período mais frio do século anterior 1946 até 1976.
As plantas são diretamente influenciadas com a quantidade de CO² na atmosfera e estudos agrícolas indicam que o triplo da quantidade global aumenta em 50% a produção. Hoje a fotossíntese está num dos estágios mais improdutivos e mínimos, se diminuírem mais essa porcentagem (de gás carbônico na atmosfera), as plantas ficam inativas e morrerão. Sempre o início de cada século o período solar é menos intenso.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: