A essência de debater e não de discutir

Uma das questões expostas por minha ex-prof. de filosofia foi à questão do hábito de debater. Seria um exemplo muito sadio se não fosse o fato que as pessoas não sabem argumentar. Por esta razão as pessoas que tem opiniões “opostas” e com a falta de fontes e raciocínio próprio tendem a se tornarem “mentes fechadas” a novas perspectivas são rechaçadas apenas aceitando aquela que anteriormente foi tornada “indiscutível e inegável” assim como suas novas opiniões.

Mas sobrou um ponto negado: o ato de “brisar”. Será possível a ocupação em não pensar? De alcançarmos um nível de concentração/meditação que não nos interferimos por novos pensamentos? E talvez este branco nos faça refletir mais que qualquer reflexão ou imaginação?

Estas foram minhas indagações que satirizadas, o ato nem foi cogitado como real pois como o ser humano simplesmente para de pensar? Eu poderia estar equivocado em minha “hipótese” pois eu não sou um conhecedor de neurologia para descrever os sistemas cerebrais tais como os estímulos e sentidos captados, processados e descodificados então, por onde começar?

Estamos conscientes de todos os pensamentos/ações?  Não, parte deles os semi-conscientes (respirar por exemplo) ficam responsáveis também pelo cerebelo. E os inconscientes (como o sonho e as batidas do coração) portanto não os controlamos. A parte em que temos consciência, da imaginação, reflexão, etc; também pode ser omitida então se este procedimento ocorrer, estaríamos “alienando” a mente, deixando num estado aparentemente imóvel ou seja a “brisa”. Também por causa desse vazio, estaria dando chance a novos pensamentos que aproveitam a condição da mente, omitiria a sensação de suas percepções, como Sócrates fazia, até mesmo nevando ficava parado por horas meditando.Então está é minha curta explicação sobre a ação de “brisar”.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: