Indústria Cultura

Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno

No sistema capitalista o dinheiro está no meio e tudo gira em volta. Se você tem dinheiro, pode fazer se não… Dessa forma, não é “gratuito” então presta o serviço e recebe continuando o ciclo. Uma mídia dependente dos investimentos (propaganda). Então alguém com capital pode manipular o que temos que ver?

O filósofo Adorno tenta explicar o que acontece a sua volta e identifica o que chama de “industria cultural” que:” impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.” Fica claro a grande intenção da Indústria Cultural: obscurecer a percepção de todas as pessoas, principalmente, daqueles que são formadores de opinião. Ela é a própria ideologia. Os valores passam a ser regidos por ela. Até mesmo a felicidade do individuo é influenciada e condicionada por essa cultura.

Então os antigos valores humanos haviam sido deixados de lado em troca do interesse econômico. O homem havia perdido a sua autonomia. Em conseqüência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada. Em outras palavras, poderíamos dizer que o filósofo contemplava uma geração de homens doentes, talvez gravemente. O que passou a reger a sociedade foi a lei do mercado. Nessa corrida pelo “ter”, nasce o individualismo, que, segundo o nosso filósofo, é o fruto de toda essa Indústria Cultural.

Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Um exemplo disso, dirá ele, é o cinema. O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação.

A minha conclusão é que tudo sobe tem que descer, nada durará toda a eternidade, o dinheiro por mais útil que seja não traz felicidade, é uma questão de tempo.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: