Mesada, realmente necessária?

É, esse assunto tem muito o que falar mas, para começar eu responderei a pergunta, não, eu nunca tive o interesse de privar minha liberdade financeira mas, veja bem em toda a minha vida jamais tive que desembolsar bastante para comprar algo, porque sempre ouvi: você realmente precisa disso ou espere a temporada, para o preço “despencar”.

Para fazer este post fiquei pesquisando opiniões e procedimentos que envolvam a mesada, já fiquei assustado em ler que “deve-se” introduzi-la quando a criança está começando a aprender a somar e subtrair, por volta dos 6… Cara, nunca imaginei eu nessa idade pensando em dinheiro, acho que essa “inicialização” é para futuros banqueiros xP – nessa idade é para brincar e não ficar contando dinheiro.

Assim quando a criança faz qualquer coisa de errado, ha! Já cortam a mesada. Também nessa idade acho que gastariam em coisas fúteis(doces, bem saudáveis rsrs ai tem que ir para o dentista…), dá dó do porquinho…Além disso estava imaginando, e se ela for “treinada” com algumas falhas e ela começar a ter uma ambição sedenta por dinheiro, por exemplo nesse dialogo: Mãe: – Filho vamos à praia? / Filho: – E quanto isso vai me lucrar? Mas não se preocupe, é hipotético, precisa de uma disposição conveniente dos eventos; conveniência. Assim ele sempre terá conseqüências negativas e positivas.

Será essa a única forma de ensinar a cuidar do dinheiro? Não, tem várias por exemplo: o patriarca dos Rotschild (Mayer Amschel Rostchild) como queria que seus filhos homens continuassem no ramo dele, preparava-os por exemplo, quando um filho pedisse dinheiro, ele “emprestava” o dinheiro para o filho mas, que “devolvesse” deste modo para criar habilidades de negociação, etc… E você viu no que deu.

Outra forma seria de dar trabalhos domésticos que fossem pagos, trabalhos de estágio como um aprendiz mas, nunca coloque-o no topo dos negócios senão vai ser como a Matarazzo.

Também tem dois ‘’pesos’’ que devem ser comparados: Educação e Trabalho. Quando pesados você julgará o melhor, terminar os estudos ou começar a trabalhar, mas isso é cada um por si.

Tags: , ,

Deixe um comentário

