Demanda e consumo de fontes de energia (Capítulo 1)

Energia não-renovável

Recursos energéticos não-renováveis: quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo de validade, um dia pode nunca mais existir.Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis,as reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.

As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. No gráfico, o petróleo tem 35% em 1º lugar, o carvão tem 24% em 2º lugar e 3º lugar o gás com 20% (dados sobre energia primária no Brasil mas, eu acredito que esse grafico também chega muito proximo ao grafico de consumo mudial de energia. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.

Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão de material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da Terra. É a principal fonte de energia atual. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos – reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino.

É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande, pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes “vilões” do chamado aquecimento global, por causa, da sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos.

Gás natural

É encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas.

É a mais barata e menos poluente dos combustíveis fósseis, mas de mais difícil extração, vem sendo utilizadas principalmente pelas indústrias, e pelos automóveis, mas vem sendo amplamente utilizados nas casas como gás de cozinha.

Carvão mineral

É uma das fontes de energia mais abundante mas também uma das mais poluentes, é utilizado nas hidrelétricas nas turbinas, tem ampla utilização nas indústrias como combustível quase que principal. Obs: Esse carvão não é o utilizado em churrascos; esse seria o chamado “carvão vegetal”.

Combustíveis nucleares

Um quilo de urânio é capaz de produzir tanta energia como um milhão de quilos de carvão.

É uma fonte de radioactividade, pelo que é de uso bastante perigoso e complicado, podendo haver vazão do material radioátivos e não existir um modo de tratamento ou de isolamento eficiente dos degetos ocasionados pela utilização ampla do urânio enriquecido. hoje esses materiais vem sendo estocados em grandes piscinas para o seu resfriamento, mas não há previsão para que esses materiais voltem ao “normal”.

Energia renovável

A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

O Sol: energia solar

O vento: energia eólica

Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica

Os mares e oceanos: energia maremotriz

As ondas: energia das ondas

A matéria orgânica: biomassa, biocombustível

O calor da Terra: energia geotérmica

Água salobra: energia azul

<<Post 50>>

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “Demanda e consumo de fontes de energia (Capítulo 1)”

  1. kauan Says:

    como construo um painel solar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: